Hoje vamos falar sobre acomodação na Irlanda. Esse é um assunto que gera muitas dúvidas e preocupações entre os intercambistas.
Se esse é o seu caso, não se preocupe: vamos dar algumas dicas e sugestões que irão ajudá-lo durante esse processo. Afinal, acertar na acomodação faz toda a diferença na sua experiência de estudar em outro país.
O primeiro passo é fechar a acomodação temporária com sua agência de intercâmbio. Os pacotes da ePlanet possuem acomodação inclusa pelo tempo necessário para sua busca pela residência definitiva.
O intercambista também conta com suporte antes da viagem e na chegada a Irlanda, através do nosso staff local.
Você pode começar a procurar por casas ainda no Brasil, mas não recomendamos que feche negócio sem antes fazer uma visita ao local. As fotos de divulgação nem sempre condizem com a realidade.
Muitas vezes as vagas anunciadas são para entrada imediata, então é mais provável que você encontre a sua acomodação já estando na Irlanda.
Além disso, é importante que você conheça as pessoas com quem irá dividir o espaço e as regras da residência. Os hábitos dos moradores podem ser diferentes dos seus, por exemplo.
Para facilitar a procura, entre em grupos de brasileiros relacionados a vagas de acomodações nas redes sociais e pergunte para os alunos na sua escola. A rotatividade é alta nas acomodações de estudantes e quanto mais contatos você fizer, mais opções irão aparecer.
Entre em sites conhecidos, como o Daft, e visite algumas imobiliárias, pois muitas vezes o local não chegou a ser anunciado, mas já está disponível para locação.
Uma dica boa é procurar também nos sites das universidades. Principalmente se você busca maior imersão no idioma, já que nesse locais as chances de encontrar brasileiros é bem menor.
Não deixe de verificar a média de preços cobrados para a localidade e desconfie de preços muito baixos.
ATENÇÃO NOS DETALHES
Ao chegar na acomodação, além de conhecer os moradores, atente para os seguintes pontos:
– Aquecimento elétrico é mais caro que aquecimento a gás.
– Chuveiro elétrico, apesar de deixar a conta de energia mais cara, esquenta mais rápido.
– Observe a limpeza geral, mas principalmente cozinha e banheiros.
– Pergunte quais são as contas mensais, os valores médios cobrados e se estão inclusas no valor total ou se são pagas à parte.
– Veja se a taxa pelo uso da tv (obrigatória no país) está paga.
– Na Irlanda faz frio durante boa parte do ano, então ter máquina de lavar e secar é muito importante.
As máquinas de lavar geralmente ficam na cozinha, pois a maioria das casas irlandesas não possuem área de serviço.
O primeiro aluguel terá o acréscimo de um depósito de segurança. Isso acontece por vários motivos: para cobrir contas futuras após sua saída ou eventuais danos à casa, por exemplo. O importante é entender as regras para ter seu depósito de volta após a saída da acomodação.
Dica bônus: Tire fotos ou faça vídeos de como encontrou a acomodação.
Caso não esteja negociando diretamente com o dono do imóvel (landlord) ou com a imobiliária, peça o contato do responsável e certifique-se que ele está ciente da sua entrada na acomodação.
Solicite o contrato e leia atentamente. Peça ajuda na tradução se necessário.
E FINALMENTE
Lembre-se: não faça nenhum depósito antes de chegar na Irlanda e nem antes de conhecer a casa. Não se preocupe, pois acomodação não vai faltar e é uma questão de tempo e foco até você encontrar o lugar ideal.
Se depois do período de acomodação da agência você ainda não tiver encontrado um lugar, entre em contato com seu consultor e verifique a possibilidade de prorrogar a data de saída.
Você também pode procurar por vagas temporárias enquanto busca seu cantinho definitivo.
Boa sorte!
Você também pode gostar desse post: 10 curiosidades sobre a Irlanda