Malta é um destino de intercâmbio que tem um público certo: pessoas que gostam de clima agradável, de praia e muita festa.
Mas, Malta é muito mais que isso. Fizemos um apanhado com os fatos e as curiosidades mais interessantes desse paraíso mediterrâneo. Confira e se apaixone perdidamente.
FICHA TÉCNICA
A República de Malta, ao contrário do que parece, não é uma única ilha, mas um arquipélago composto por 7 ilhas. As duas maiores e habitadas são Malta e Gozo. A terceira, Comino, é pouco habitada e as outras quatro não são ocupadas.
A população gira em torno de 425 mil habitantes e a temperatura média é de 23°C. Perfeito para quem busca um clima mais ameno, uma vez que a mínima durante o inverno não passa dos 10°C.
A capital é Valletta (a primeira cidade planejada da Europa) e a moeda local é o euro.
Cerca de 90% de população é católica. Segundo as escrituras, o apóstolo São Paulo naufragou na região e converteu os habitantes em 60 d.C. Até hoje, a religião tem grande influência na cultura local.
Malta possui um total de 365 igrejas, uma para cada dia do ano. Um detalhe interessante é que algumas delas possuem duas torres de relógio: uma com a hora certa e a outra com a hora errada. A ideia é confundir o diabo, assim ele nunca sabe a hora certa da missa!
A origem do nome parece vir dos gregos, que chamavam a ilha de Melite (mel doce), devido ao mel de sabor único produzido na ilha.
O país recebe mais de 1,6 milhões de turistas por ano! Não é à toa, já que motivos não faltam para colocar esse paraíso no roteiro de viagem.
CURIOSIDADES
1. LUZZUS: São os barquinhos tradicionais de pesca, coloridos com cores fortes e adornados com um par de olhos na proa, muito comuns nas praias das ilhas. Dizem que chegaram com os fenícios, de onde veio o costume de pintar os olho de Osíris: eles trazem proteção e boa sorte.
2. FESTAS E MAIS FESTAS: Malta tem uma vida noturna bem agitada e ela se intensifica no verão, quando as vilas promovem festivais em homenagens aos santos padroeiros (lembra da influência católica na cultura?). Show de fogos de artifícios, barracas de comidas e procissões fazem parte dos festejos.
3. CULINÁRIA MEDITERRÂNEA: Regada com muito azeite, tomates secos e especiarias, tem o coelho como um dos pratos típicos, mas também possui uma variedade muito boa de frutos do mar. Não deixe de provar o Pastizzi, uma massa geralmente recheada de ricota que é muito tradicional no país.
4. PARAÍSO DOS MERGULHADORES: As águas transparentes do Mediterrâneo, os muitos naufrágios em suas costas e uma paisagem geológica submarina interessante, fornecem um espetáculo de vida marinha aos amantes do mergulho. Destaque para o Azure Window, um arco natural de 28m que ficava em Gozo e desabou após uma forte tempestade em 2017. Hoje os destroços são ponto turístico para mergulhadores.
5. VOCÊ JÁ ASSISTIU ALGO GRAVADO LÁ: Sabe o Azure Window do item acima? Foi palco da cena de casamento de Daenerys Targaryen e Khal Drogo, na série Game of Thrones. A arquitetura medieval e as paisagens rústicas são cenários perfeitos. Malta já foi locação de filmes como Gladiador, Troia, Fúria de Titãs, entre outros.
6. CRUZ DE MALTA: Está associada aos Cavaleiros de São João de Jerusalém (ou Cavaleiros de Malta), que controlavam a ilha em 1530. Eles a defenderam com sucesso dos ataques dos otomanos no Grande Cerco de 1565. Os cavaleiros também são os responsáveis pelo planejamento da capital, Valletta.
7. ORIGEM: O país já foi governado por diferentes povos, como fenícios, romanos, gregos, árabes, franceses e britânicos, por exemplo. A influência dessa mistura é observada em sua cultura diversificada e única no mundo. Os malteses também são conhecidos como um povo amigável e prestativo.
8. MÃO INGLESA: Por influência dos britânicos, em Malta se dirige do lado esquerdo.
9. ÁGUA DA TORNEIRA: É seguro beber água da torneira, mas dizem que o gosto não é dos melhores. Então, a maioria das pessoas prefere comprar água potável no mercado.
10. ARTESANATO: o país possui um artesanato muito rico, com destaque para o vidro, a porcelana e a renda maltesa, chamada de Bizzila. Na Vila Ta’Qali você pode ver os artesãos trabalhando e comprar as peças por um preço acessível.
11. UNIVERSIDADE DE MALTA: É a única universidade da ilha. Oferece graduação, pós graduação e doutorado. Foi fundada em 1592 com o nome de Collegium Melitense.
12. SEM FLORESTAS: Não existem florestas em Malta, mas para servir de consolo, existem muitas rotas para caminhadas, inclusive em parques e jardins.
13. ARQUITETURA TOP: Para os amantes da arquitetura, Malta é um show a parte. As influências das diferentes culturas ao longo dos séculos são facilmente observadas em suas construções.
14. BEBIDAS PREFERIDAS: Você não pode ir embora sem provar a cerveja Cisk e o refrigerante Kinnie, os queridinhos na ilha.
15. TOPLESS NÃO: Apesar das praias, das baladas e do clima mediterrâneo, o topless é proibido em Malta, sob pena de expulsão. Então, cuidado!
CURIOSIDADE BÔNUS: CACHORROS
A raça de cachorro chamada Maltês, embora tenha origem controversa, é associada à Malta. No passado, os cães eram usados pelos marinheiros como moeda de troca. Porém, o país tem uma raça de cão oficial: o Pharaoh Hound (Cão do Faraó), trazido pelos comerciantes egípcios em 3.000 a.C.
Agora conta para a gente se não dá vontade de pegar um avião e ir correndo para lá agora mesmo?
Estudar inglês em Malta é uma experiência inesquecível. Assista o vídeo no nosso canal do Youtube sobre o intercâmbio de uma de nossas clientes no país.
E não deixe de entrar em contato para mais informações.